terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Santanaraptor


Postagem Especial: Santanaraptor


O Santanaraptor (Santanaraptor placidus, em latim Predador de Santana) foi um dinossauro terópode (carnívoro), bípede e de tamanho modesto que viveu há cerca de 110 milhões de anos no nordeste do Brasil, mais precisamente na formação Santana, Bacia do Araripe (CE).

O fóssil encontrado media 1,6 metros pertencia a um jovem dinossauro. Calcula-se que o Santanaraptor adulto pudesse alcançar 2,5 metros. Apesar de pequeno, o dinossauro seria um grande predador, ágil e veloz.


A descoberta de seu fóssil foi uma das mais importantes do Brasil pois foram encontrados tecidos moles, tais como músculos e vasos sanguíneos preservados de tal maneira que estão dentre os mais bem preservados do mundo, pois conservam sua estrutura tridimensional. O material descoberto reúne sobretudo a parte posterior do esqueleto e da cauda, membros posteriores e parte da pélvis (bacia).




Como estudos preliminares indicam o parentesco com o famoso Tyrannosaurus rex, foi baseado neste grupo de dinossauros Tyrannoraptora que a equipe do Museu Nacional inspirou-se para reconstituir o crânio do Santanaraptor.

O fóssil foi encontrado e identificado pela equipe do setor de Paleovertebrados do Museu Nacional da UFRJ, chefiada pelo paleontólogo Alexander Kellner.


Dados do Dinossauro:




Nome Científico: Santanaraptor placidus
Tamanho: 2,5 metros de comprimento e 1,3 metros de altura 
Peso: Cerca de 40kg 
Quando viveu: Cretáceo
Onde viveu: Brasil
Dieta: Carnívora
Fontes: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário