terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Santanaraptor


Postagem Especial: Santanaraptor


O Santanaraptor (Santanaraptor placidus, em latim Predador de Santana) foi um dinossauro terópode (carnívoro), bípede e de tamanho modesto que viveu há cerca de 110 milhões de anos no nordeste do Brasil, mais precisamente na formação Santana, Bacia do Araripe (CE).

O fóssil encontrado media 1,6 metros pertencia a um jovem dinossauro. Calcula-se que o Santanaraptor adulto pudesse alcançar 2,5 metros. Apesar de pequeno, o dinossauro seria um grande predador, ágil e veloz.


A descoberta de seu fóssil foi uma das mais importantes do Brasil pois foram encontrados tecidos moles, tais como músculos e vasos sanguíneos preservados de tal maneira que estão dentre os mais bem preservados do mundo, pois conservam sua estrutura tridimensional. O material descoberto reúne sobretudo a parte posterior do esqueleto e da cauda, membros posteriores e parte da pélvis (bacia).




Como estudos preliminares indicam o parentesco com o famoso Tyrannosaurus rex, foi baseado neste grupo de dinossauros Tyrannoraptora que a equipe do Museu Nacional inspirou-se para reconstituir o crânio do Santanaraptor.

O fóssil foi encontrado e identificado pela equipe do setor de Paleovertebrados do Museu Nacional da UFRJ, chefiada pelo paleontólogo Alexander Kellner.


Dados do Dinossauro:




Nome Científico: Santanaraptor placidus
Tamanho: 2,5 metros de comprimento e 1,3 metros de altura 
Peso: Cerca de 40kg 
Quando viveu: Cretáceo
Onde viveu: Brasil
Dieta: Carnívora
Fontes: Wikipédia

Dinos na Biblia !


Dinos na Bíblia


Dinossauros na Bíblia: Introdução
Oi! Bom, muitos acreditam que os dinossauros não são mencionados na Bíblia. Mas são. Muitos acreditam que os dinossauros não entraram na Arca de Noé. Mas alguns entraram. Bom, agora, irei criar uma série de posts que revelam que os dinossauros são mencionados na Bíblia e que pelo menos alguns se salvam do Dilúvio. Alguém já leu um pequeno livro, que cabe no bolso, chamado A Bíblia dos Dinossauros? Não? Bom, nesse livro, diz que alguns dinossauros(pelo menos uns Procompsognatos e Driossauro da vida) entraram na Arca de Noé. Para começar de bom jeito essa série de posts, vamos para o começo do Dilúvio, quando os animais estavam indo para a Arca...

Vários cientista dizem que os dinossauros não entraram na Arca de Noé. Mas entraram. Tem vários vídeo no Youtube que diz isso.

Os Dinossauros e o Dilúvio
Criados para se Multiplicar
No Quinto dia da Criação, Deus começou a povoar a terra com seres viventes. Criou pois os grandes animais marinhos e todos os seres viventes que rasteja, os quais povoaram as águas, segundo a sua espécia (Gen. 1:21). No Sexto Dia, Deus criou os animais selváticos, segundo a sua espécie, e todos os répteis da terra (Gén.1:25).
Muitas pessoas não acreditam que Deus tenha criado os répteis e o Homem no mesmo dia (sexto). Dizem por isso, que levou bilhões de anos para que os animais evoluíssem das substâncias químicas das águas. Talvez seja por essa incredulidade que Deus repete por três vezes que criou os répteis no mesmo dia que o Homem (v. 24, 25 e 26).
Quando Deus os criou eram todos herbívoros e inofensivos. A Bíblia diz: "E a todos os animais da terra... em que há fôlego de vida, toda a erva verde lhes será para mantimento" (Gén.1:30). Foi só depois da queda de Adão e Eva que alguns deles se tornaram carnívoros, por causa do pecado.
A Camada de Vapor
Deus colocou, quando criou a Terra, uma camada de água ao redor da Terra, acima da atmosfera, que servia de protecção (Gén. 1:6-8). Era um véu invisível de vapor de água. Através dela as pessoas podiam ver o sol durante o dia, e a lua e estrelas durante a noite.
Essa camada de vapor funcionava como uma estufa, conservando o calor da terra. Não havia, portanto, as regiões geladas do Ártico ou da Antártica. Durante 1600 anos aquela camada protegeu a terra da luz directa dos raios solares. Os cientistas afirmam que a luz ultra-violeta do sol é mortal para todos os tipos de vida. Ora, antes do dilúvio, as pessoas não recebiam o sol directamente, mas filtrado por essa camada de vapor, o que permitia que as pessoas, animais e plantas vivessem e crescessam muito mais do que hoje.
A Arca
Os homens multiplicaram-se sobre a terra. E também multiplicaram a maldade e o seu pecado, a tal ponto que Deus não podiam mais suportar tal situação. Assim, o Senhor queria fazer desaparecer da terra o homem, animal, réptil e aves que tinha criado (Gen. 6:7).
No entanto, Deus encontrou um homem, Noé, que era justo perante Deus, porque confiava nEle. Deus agradou-se com ele, e por isso, disse-lhe para fazer uma Arca para alertar o mundo do julgamento de Deus. Com a arca, seria salva a família de Noé, e representantes de todas as espécies de aves e animais terrestres (os peixes e animais marinhos ficariam no mar, mas uma grande parte deles morreria com a enchente).
Deus deu a Noé as medidas exactas da arca. Ela deveria ter três andares. A arca media 135 metros de comprimento, 23 de largura e 14 de altura. As pessoas zombaram de Noé e sua família que durante 120 anos construíram a Arca, pois nunca tinha chovido na terra, até à altura, devido à camada de vapor existente por volta da terra.
Mas chegou o dia do julgamento. Então, as "comportas dos céus se abriram" (7:11), isto é, a camada de vapor transformou-se em água, chovendo assim sobre a terra.
Os Dinossauros entraram na Arca
A Palavra de Deus diz-nos que entrou na Arca um par dos animais imundos e sete dos não-imundos. Lemos ainda em Gn. 7:7-9, que entrou na arca "de todos o répteis sobre a terra" . Logo, os dinossauros também entraram !
É claro que os mais cépticos argumentarão... será que entraram dois Braquiossauros, de 80 toneladas cada?
A Arca era muito grande
Como já referido, as dimensões da arca eram gigantescas. Calcula-se que nela caberiam 520 vagões de um comboio. Nela teriam entrado cerca de 40.000 animais. E, logicamente, girafas, elefantes, e outros grandes animais.
Os Dinossauros cresciam sempre
Eis a outra face da questão. Os homens crescem até aos 20/30 anos. Então, pára o crescimento. Mas os dinossauros cresciam sempre! Ora, Deus trouxe para a Arca somente os pares que pudessem "povoar a terra e nela se multiplicarem" (Gén. 8:17).
Deste modo, os enormes dinossauros não entraram na Arca - eles seriam "avós" e não se podiam reproduzir. Mas, em contrapartida, entraram os jovens dinossauros - mais pequenos, é verdade, mas dinossauros.
Os Dinossauros Saíram da Arca
Tal como entraram, também saíram da Arca. É claro que o mundo que encontraram era diferente do que estavam habituados a viver antes do dilúvio. Mas, mesmo assim, viveram e multiplicaram-se durante alguns anos.
Por isso, os dinossauros conviveram com o Homem
Independentemente de todas as argumentações sobre o assunto, deixemos a ciência falar... A foto abaixo é a reprodução de um fóssil de pegadas humanas numa rocha cambriana. Um trilobite amassado, indicado pelo retangulo, pode ser observado numa das pegadas. De acordo com as ideias evolucionistas, o homem não evoluiu até centenas de anos após a formação das rochas cambrianas e a extinção de trilobites, as quais, segundo os mesmos são do tempo dos dinossauros. (Prof. H.Andrews, Museu de W.J.Meister, Jr.)

Pegada de Humano com sandálias e com trilobita presa em uma das pegadas

Trilobita presa na pegada do humano do chamado Período Cambriano, pelos evolucionistas

Está pois provado, cientificamente, que os homens conviveram com os dinossauros. E a Bíblia atesta-o completamente (Jó 40 e 41).


O LEVIATÃ
Outra passagem relativa a dinossauros é Isaías 27:1. Este tipo de dragão marinho é chamado Leviatã (veja Salmo 74:14; 104:26), e está descrito pelo próprio Deus em Job 41:1-34.
"Naquele dia o Senhor castigará com a sua dura espada, grande e forte, o Leviatã, a serpente veloz, e o Leviatã, a serpente tortuosa, e matará o dragão que está no mar" (Isaías 27:1)
"Fizeste em pedaços as cabeças do leviatã, e o deste por mantimento aos habitantes do deserto" (Salmo 74:14)
"Tal é este vasto e espaçoso mar onde se movem seres inumeráveis, animais pequenos e grandes. Ali passam os navios; e o leviatã para nele folgar" (Salmo 104:25,26)
Muitos falam que o Leviatã era um Plessiossauro, como muitos acham também do Monstro do Lago Ness.
Cumpre notar que estas passagens referenciam o Leviatã como sendo um animal que vivia no mar. Algumas traduções da Bíblia têm em rodapé (não no texto original) a referência que o leviatã é o crocodilo. Sucede porém que o crocodilo não se pode comparar ao ser descrito nas passagens referenciadas, nem em Job 41. A passagem bíblica de Salmo 104:26 chega mesmo a quase comparar o leviatã a um navio (não um pequeno barco!), pois diz: «ali passam os navios; e o leviatã para nele folgar».
O Leviatã é apresentado como um animal temido, saindo chama (entenda-se, calor) da sua boca (v.21), com pele tão espessa (15-17) que nem espada ou pedra o afugenta. Curiosamente, lemos no verso 9 de Job 41: "eis que a sua esperança falhará" numa clara e evidente referência à sua extinção. Por outro lado, isso significa que o homem conviveu com ele, pois descreve-o de uma forma muito completa.



O Beemote
Jó 40:15-24 fala do Beemote, que era um ser herbívoro (v.15). Ele movia a sua cauda, com ossos fortes (v.17) e era impossível de capturar (v.24). Embora algumas versões da Bíblia o apresentem como o hipopotamo, a descrição não é conducente com esse animal, mas com um dinossauro.
Veja a descrição completa:
15 Contemplas agora o beemote, que eu fiz contigo, que come a erva como o boi.
16 Eis que a sua força está nos seus lombos, e o seu poder nos músculos do seu ventre.
17 Quando quer, move a sua cauda como cedro; os nervos das suas coxas estão entretecidos.
18 Os seus ossos são como tubos de bronze; a sua ossada é como barras de ferro.
19 É um animal imponente, entre toda a criação. Deus o mantém em respeito com a sua espada.
20 As montanhas oferecem-lhe o melhor do que têm para ele comer,enquanto os outros animais selvagens folgam.
21-22 Deita-se debaixo de árvores, escondido nos canaviais,à sombra dos salgueiros, junto aos ribeiros.
23 E não fica incomodado com a força das correntes dos grandes rios,nem mesmo quando se trata do Jordão,na altura das grandes cheias.
24 Podê-lo-iam porventura caçar à vista de seus olhos, ou com laços lhe furar o nariz?"

Muitos acreditam que o Beemote era um Braquiossauro (inclusive eu). Veja um vídeo agora que fala sobre o Beemote. O vídeo é em inglês.


Bom, assim acabamos a nossa série de posts Dinossauros na Bíblia. Obrigado por ler e até o próximo post!!!


Fonte do texto: Blog do Tothsaurus  :tothsaurus.blogspot.com

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Parasaurolophus

O Parasaurolophus foi um dinossauro Bico de pato que viveu na america do norte no fim do cretáceo.
Foi um dos maiores hadrossaurideos,tinha 10 metros de comprimento,4,5 metros de altura e pesava 3,5 toneladas.
Inicialmente,os cientistas achavam que sua crista servia para poder respirar de baixo d'água,mas depois se notou que ela era usada para fazer sons que os emitia para seu bando,e ao menor sinal de predadores.
Ele era um dinossauro otimo nadador,ao ver um predador,tentava escapar entrando na agua.
E É um dos hadrossaurideos mais famosos,participando de filmes como : Jurassic Park 3  e Dinossauros, da Disney.

Coritossauro

O Coritossauro foi um dinossauro bico de pato que viveu no fim do período cretáceo na América do Norte,tinha 9 metros de comprimento e pesava cerca de 4 toneladas.
Seu habitat natural foi as areas litoraneas,onde provavelmente não havia muitos predadores.
Seu nome significa Lagarto capacete,por sua crista na cabeça,vivia em bandos,temia predadores como Albertossauros e Tiranossauros.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Um post para tirar toda a seriedade do Blog

Rirmos uma vez ou outra nesse blog n faz mal ne?
Ai como eu queria q isso acontecesse msm kkkk

Zuniceratops

O Zuniceratops foi um dinossauro ceratopsideo que viveu no fim do periodo cretáceo na America do Norte.
Acredita-se que ele foi um dos primeiros cerátopsideos que viveram na America do Norte,daí se supõe que outros ceratopsideos evoluiram deles. Ele é famoso por ser maior que o rei dos ceratopsideos,o Triceratops.
Eles são aparentemente iguais se você não prestar atenção: Ele só tem 2 chifres,ele não tem chifre Nasal.
Uma das coisas que o diferencia do Triceratops

Diabloceratops

O Diablocerátops foi um dinossauro ceratopsídeo que viveu no final do período cretáceo na América do Norte.
Tinha dois chifres de tamanhos médios sob os olhos,e um colombo ósseo sob o nariz,e tinha uma caracteristica mais marcante na minha opinião: 2 longos espinhos no topo de seu Escudo

Centrossauro

O Centrossauro foi um dinossauro Ceratopsideo que viveu na América do Norte no fim do período cretáceo,sua caracteristica mais marcante foi um unico chifre nasal bem comprido,assim como o Styracossauro,mas sem os espinhos em cima do escudo. Seu chifre nasal foi uma excelente arma contra predadores como o Albertossauro,e vivia em Bandos

Albertaceratops

O Albertaceratops foi um ceratopsideo que viveu no fim da America do Norte no período cretáceo.
Tinha 2 chifres sob os olhos de tamanho médio,e no lugar do chifre nasal ,ele tinha um calombo ósseo,e em seu escudo havia 2 espinhos no topo. Tambem usava seu escudo para atrair as femeas


Agujaceratops

O Agujaceratops foi inicialmente descrito como uma Sub-espécie de Chasmossauro,mas depois foi descrito como uma nova especie.
Ele viveu no fim do periodo cretáceo na America do Norte,tinha os 2 chifres em cima dos olhos,pequenos,e o nasal menor ainda.
Usava tambem o escudo como atrativo sexual

Anchiceratops

O Anchiceratops foi um dinossauro ceratopsideo de porte mediano,viveu no final do periodo cretáceo na America do Norte.
Era bem parecido com o Chasmossauro,ele tambem tinha 1 chifre nasal pequeno,e o escudo grande tambem,mas o Anchiceratops tinha pequenos espinhos em volta do escudo ósseo.
Seu principal inimigo era o Albertossauro

Acheloussauro

O Acheloussauro foi um dino bem curioso,com pequenos chifres estranhos,ou calombos ósseos.
Viveu na América do Norte no fim do periodo Cretáceo.
Viviam em bando,temiam predadores como T.rex,albertossauros e outros.
Tinham 6 metros de comprimento e uns 3 metros de altura

Brontomerus

O Brontomerus cujo o nome significa "coxas de trovão" devido a parte superior do osso do quadril é muito maior que o de outros saurópodes, eles viveram na América do Norte há cerca de 110 milhões de anos atrás e chegava a medir 14 metros de comprimento.
      Seus fósseis foram descobertos em Utah, EUA, por um time de cientistas britânicos e americanos, os ossos fossilizados pertenciam a um adulto e um jovem e foram resgatados de uma pedreira em Utah por pesquisadores do Sam Noble Museum. O museu de História Natural de Oklahoma ficou com os ossos até 2007, quando o professor Mike Taylor, da University College London, do Reino Unido, decidiu examiná-los com mais detalhes.
      As imagens são do Paleoilustrador Francisco Gascó.


Camarassauro

O Camarassauro foi um dinossauro sauropode de 15 metros de comprimento,12 de altura, e 20 toneladas.
Viveu no periodo Jurassico na America do Norte,e possa ser que tambem tenha vivido na Europa.
Poderia ficar em pé para se defender de predadores,usava sua garra nas patas dianteiras assim como outras especies de sauropodes,se isso não funcionasse,estaria pronto para usar sua cauda como chicote.

Antarctossauro

O Antarctossauro foi um dinossauro Sauropode brasileiro,devia ter uns 6 a 8 metros de altura e 20 a 30 de comprimento e 35 a 60 toneladas.
Varios dados são desconhecidos,pois ainda não foi encontrado um fossil completo.

Amphicoelias

O  Amphicoelias foi um dinossauro que viveu no período cretáceo na América do Norte,era um dos maiores dinossauros de todos os tempos,alcançava 30 metros de comprimento e 20 de altura.
Pelo tamanho avançado não tinha predadores,como foram achados poucos fósseis desta especime,os cientistas acreditam que possa ser que ele e o Seismossauro era o mesmo animal.
Ele era como um Diplodocus gigantesco,na minha opinião.

Nigersaurus

O Nigersaurus foi um dinossauro do grupo dos saurópodes,viveu no inicio do período cretáceo,na Africa.
 Era menor que outros saurópodes como o Diplodócus de 5 metros de altura,e o braquiossauro de 15 metros,mas mesmo assim era grande.
Vivia correndo perigo por causa dos terópodes,como o carcharodontossauro,o acrocanthossauro, afrovenator e etc.
 Por isso andava em manada,para ficarem mais protegidos.

Tapejara

O Tapejara foi um pterossauro que viveu no periodo cretáceo na América do Sul (Brasil),alcançava 5 ou 6 metros de comprimento e e pesava 25 kg. Tinha uma crista notável na cabeça,que servia para atrair as femêas na hora do acasalamento.

Tupuxuara

O Tupuxuara era um pterossauro que viveu na América do Sul,durante o período cretáceo.
Era parecido com o Tapejara,mas sua crista tinha um formato diferente. Era de porte médio e se Alimentava de peixes. E usava a crista como atrativo sexual.

Ultrassauro

O Ultrassauro foi um enorme dinossauro sauropode,de 22 metros de altura , 90 toneladas e 38 metros de comprimento.
   Viveu no fim do período Jurássico na Ásia, ele foi um dino gigantesco,um dos maiores dinossauros que ja existiram,ao atingirem a fase adulta,provavelmente não deveriam temer muitos predadores.
Abaixo uma foto do dino :

sábado, 21 de janeiro de 2012

Argentinossauro

O Argentinossauro é um sauropode recordista,é o dinossauro mais pesado,pesando cerca de 150 toneladas mas alguns cientistas acham que podia ser menos (100 ton apenas)
Como o proprio nome diz,viveu na Argentina no fim do periodo cretáceo,alguns cientistas acham que eles viviam cerca de 100 anos,achando assim que a maturidade chegava neles aos 50 anos (idade em que atingiam a fase adulta). E seus ovos era do tamanho de uma bola de futebol.
Ao se tornarem adultos,não deveriam temer muita coisa,pelo seu tamanho,mas um grupo de 5 ou 6 giganotossauros conseguiria matar um argentinossauro sem esforço.
Atingia 21 metros de altura e  45 metros de Comprimento.

Velociraptor Mongoliensis

O Velociraptor Mongoliensis foi o principal "raptor" (termo errado de se referir aos dromeossaurideos pois as Aves de rapina ja são conhecidas por Raptor)
Com seus 76 centimetros de altura (aposto que é mais baixo que você imaginava não?)
Não se iluda pelo Jurassic Park,há varios erros nele,um deles é o tal Velociraptor do filme,não havia penas,era grande de mais,o verdadeiro dromeossauro do filme era o Deinonychus.
 Tá,chega de Bla bla bla e vamos direto ao que interessa.
  O velociraptor media cerca de 2 metros de comprimento,pesava cerca de 15 kg e viveu onde hoje é o deserto da Mongólia,no inicio do periodo cretáceo,com bandos de até 20 individuos,eram caçadores terriveis com apenas 76 cm.
O Seu cardápio continha,lagartos,cobras,aves,outros dinossauros,as vezes ovos de outros dinossauros e sua presa favorita foi o Protoceratops.
Tinha assim como os outros dromeossaurideos,uma garra retratil em cada pata,que servia para perfurar o pescoço das vitímas e possivelmente,furar a traqueia da vitíma.
Abaixo segue algumas fotos :


Eocarcharia

O Eocarcharia foi um Teropode que viveu na Africa no fim do periodo cretaceo,era parente do carcharodontossauro e do giganotossauro, mas menor que os dois.
 Quando abatia uma presa,tinha que devora-la rapido,pois corria risco de seu alimento ser roubado por outro dinossauro maior,como um carcharodontossauro.

Sinossauropteryx

O Sinossauropteryx era um Dinossauro Saurísquio do Grupo dos Terópodes. Viveu no início do cretáceo na Ásia. Era um pequeno predador coberto por penas. Era ágil e esperto. Se alimentava de pequenos animais,como lagartos.
Tinha o corpo coberto por penas pequenas. Este dinossauros tem uma curiosidade: os cientistas podem ter conseguido revelar a cor dele. Através das melanossomas (pequenas bolsas celulares que amarzenam o pigmento das penas) que estavam preservados em fósseis do Sinossauropteryx constataram que ele era laranja com listras em algumas partes do corpo.

Tiranossauro Rex

 Não existe uma pessoa sequer,nem mesmo uma criança,que por mais que chame de dinossauro rex,não conheça o Tiranossauro Rex.


 Esse dino era o rei,tanto que seu nome significa Rei dos repteis Tiranos.  Com seus 5 metros de altura,12 de comprimento e 6 a 8 toneladas,ele aterrorizava a sua presa,só perdia em tamanho e ferocidade para o Giganotossauro e o Carcharodontossauro.
 O tiranossauro rex viveu na America do Norte (Estados Unidos e Canadá) no final do Periodo Cretáceo,evoluindo de seu parente, o Daspletossauro.
  Quando foi descoberto,foi nomeado de Dynamosaurus Imperiosus,mas tempo depois nomearam para Tyrannosaurus Rex.
Seu cardápio incluia dinossauros como o: Parassaurolophus,triceratops,nanotiranos,anchiceratops,carcaças,entre outros animais.

1º Post do blog ! \o/ Tylosaurus

O Tylosaurus não foi um dinossauro,na verdade ele foi um grande plesiossauro de 15 metros de comprimento !  
Os tilossauros são um grupo de mosassauros chamado russellessauríneons. Uma das características mais distintivas dos Tilossauros foi a extremidade óssea dura do seu focinho. Ele deveria usar seu focinho com arma de impacto para artordoar a presa. Alguns tylossauros foram encontrados com o focinho danificado,o que pode ser que eles realmente faziam isso.
Eles viveram em mares rasos pela Europa,America do Norte e na Asia (  Japão ) 
Comiam quase tudo,peixes,tubaroes,tartarugas,inclusive a gigante Archelon! etc.


                                                   Na foto abaixo uma mãe tilossauro caçando um tubarão
                                              Na foto abaixo um tilossauro comendo um tubarão,em uma documentario do History Channel.